Quando a urina não pode ser eliminada naturalmente, deve ser drenada artificialmente através de sondas ou cateteres que podem ser introduzidos diretamente na bexiga, ureter ou pelve renal. A sondagem vesical é a introdução de uma sonda ou cateter na bexiga, que pode ser realizada através da uretra ou por via supra-púbica, e tem por finalidade a remoção da urina. Suas principais indicações são: obtenção de urina asséptica para exame, esvaziar bexiga em pacientes com retenção urinária, em preparo cirúrgico e mesmo no pós operatório, para monitorizar o débito urinário horário e em pacientes inconscientes, para a determinação da urina residual ou com bexiga neurogênica que não possuam um controle esfincteriano adequado.
A sondagem vesical pode ser dita de alívio, quando há a retirada da sonda após o esvaziamento vesical, ou de demora, quando há a necessidade de permanência da mesmo. Nestas sondagens de demora, a bexiga não se enche nem se contrai para o seu esvaziamento, perdendo com o tempo, um pouco de sua tonicidade e levando à incapacidade de contração do músculo detrursor; portanto antes da remoção de sonda vesical de demora, o treinamento com fechamento e abertura da sonda de maneira intermitente, deve ser realizada para a prevenção da retenção urinária.
PROCEDIMENTO - quanto ao material necessário: pacote esterilizado contendo: cuba rim, campo fenestrado, pinça, gaze, ampola de água destilada, seringa de 10 ml e cuba redonda, e ainda: sonda vesical, luvas esterilizadas, frasco com solução antisséptica (PVPI), saco plástico, recipiente para a coleta de urina e lubrificante (xylocaína esterilizada).
De início devemos ao paciente uma orientação sobre as necessidades e técnicas. Após lavagem adequada das mãos, deve-se reunir todo o material necessário para o procedimento. O isolamento do paciente nos quartos comunitários é humano. Quanto à melhor posição, é para as mulheres a ginecológica e para os homens o decúbito dorsal com as pernas afastadas. Após a abertura do pacote de cateterismo, calçar luvas estéreis.
Nas mulheres, fazer antissepsia do meato uretral, sempre no sentido uretra-ânus, levando em consideração de que a mão em contato com esta região é contaminada e não deve voltar para o campo ou sonda. Introduzir a sonda lubrificada no meato urinário até a verificação da saída de urina. Se for uma sonda de Foley, insuflar o balão de segurança com água destilada, obedecendo o volume identificado na sonda. Conectar à extensão, fixar a sonda e reunir o material utilizado. Se for uma sonda de alívio, aguardar esvaziar a bexiga e remover imediatamente a sonda.
Nas sondagens vesicais de demora, com o sistema de drenagem fechado, deve-se observar algumas regras para diminuição do risco de infecção do trato urinário: nunca elevar a bolsa coletora acima do nível vesical; limpeza completa duas vezes ao dia ao redor do meato uretral; nunca desconectar o sistema de drenagem fechado, e a troca do sistema deve ser realizado a cada sete dias na mulher e a cada 15 dias no homem, ou na vigência de sinais inflamatórios.
sou sua seguidora siga o me u tmb...
ResponderExcluirPelas desagradáveis surpresas que a vida nos reserva, caí nesta de ser obrigado a usar uma sonda dessas para o resto da vagabunda vida que levo!
ResponderExcluirA princípio, pós trauma, ocorrido por um acidente de trabalho, paraplégico, tentei segurar a barra, mas depois, com o cheirinho desagradável de privada velha, decidi fazer uso contínuo da malvada, mas muito útil "sonda uretral foley". Iniciei com a numero 14, que não era a mais fininha, mas como a uretra foi alargando, passei a perder urina por fora da sonda, troquei a 14 pela 16, depois pela 18, pela 20, 22 e hoje me encontro com a número 24, acho que é a mais grossa, e a urina sai pela uretra, que alargou tanto que já deformou meu "piu-piu", tadinho, e o pior, que o cheirinho de privada voltou a me acompanhar! :(
Não confio em passar a usar um cateter fora da uretra, no abdome ou algo semelhante, por causa do grande risco de infecções. Muito complicado, para um jovem de 47 anos. Fazer o Q? Viver a vida, com cheirinho de privada velha de rodoviária, e não reclamar da vida!
siga-me: Unaienses.blogspot.com e demais blogs que tenho - links a esquerda, no total são 6 com temas variados. obrigado
Jisohde G. Posser - 120711.
Olá meu marido está com prostitutas e usando SONDA de demora, só que ele sente vontade de urinar mesmo com sonda e ele sente muita dor quando a urina sai,e mesmo com sonda ele faz xixi na roupa isso é normal?????
ResponderExcluirMeu marido está com Prostite e não com prostitutas desculpe erro em escrever obrigado
ResponderExcluir